Skip to content

Vergonha de Cantar

A vergonha na hora de cantar na frente de alguém é fator determinante no desenvolvimento do cantor.

Já vi muitas pessoas talentosas que cantam ou teriam tudo para cantar bem, desistindo ou não conseguindo se desenvolver simplesmente por se sentirem inseguras na hora de cantar.

Como a timidez e a Vergonha podem te atrapalhar

Algumas pessoas podem pensar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas só quem sofre com isso e um bom professor de canto sabem o quanto o aluno fica preso quando sofre deste mal.

A timidez interfere em primeiro lugar na respiração do aluno que fica desestabilizada e atrapalha sua afinação, sua projeção e desta forma o canto como um todo.

Um dos motivos da respiração ser prejudicada é a falta de estabilidade no diafragma que além de interferir na respiração causa aquela voz tremida e instável como mencionamos no artigo que fala sobre Voz Trêmula.

O volume da voz também é prejudicado, uma vez que a respiração e o diafragma estão totalmente ligados a isso.

A postura e o relaxamento do aparelho fonador também são prejudicadas o que pode trazer problemas a voz do aluno e perda de performance de suas sessões de estudo ou apresentação.

Além de tudo isso a motivação do aluno vai por água abaixo quando ele não acredita em si mesmo e também por conta dos problemas citados acima ele não vê evolução em sua técnica.

Como perder a Vergonha de Cantar

Existem diversos tipo de vergonha, muitas vezes ela está ligada àquela insegurança inicial de quem está começando a aprender e este é o tipo mais fácil de resolver. Um conselho que dou neste caso é: Não Pare.

Toda essa insegurança pode ser resolvida a medida que o conhecimento e a prática chegam através de uma Aula de Canto de qualidade como o curso Pilares do Canto do Professor Márcio Markkx.

Outro tipo de vergonha é aquela ligada a nossa personalidade, isso já requer de você um desapego das coisas que fazem com que você se sinta assim, que são o julgamento das outras pessoas e a baixa autoestima.

Para muitos casos assim o tempo e a prática também resolvem, mas existem pessoas que precisam de acompanhamento psicológico o que não é nenhum demérito. Você não precisa perder tempo não vivendo aquilo que gosta, procure um profissional dessa área e ele irá te ajudar a resolver essa questão.

Sua Vez

Eu já sofri bastante com isso no passado também, mas ainda bem que hoje não me sinto envergonhado na hora de cantar. Sou tímido em diversas áreas mas no canto a timidez já não me atrapalha mais.

Conte a sua história e o que você achou de tudo isso aí nos comentários.

Related Posts

Comente:

Comments (5)

Tudo de bom seu comentário. Gosto demais de cantar “na Igreja” especialmente os Salmos e sequências e tb no canto coral, mas em todos eles sinto-me muito insegura no solo, sempre dou uma “cagadinha” de início, outra hora fica alto, parece que não estou de corpo ali, que não estou vendo, lendo, e o ensaio ótimo fica na execuçao à meia boca. Os batimentos cardíacos aceleram, uma droga isso. Ajuda, por favor.Quero cantar bonito e tranquilamente, sm exibições, mas ser agradável aos ouvidos de Nosso Senhor e da grande assembléia.

Responder

Eu vou entrar num tratamento para isso, estou num coral a 3/4 anos mais ou menos, e até hoje tenho vergonha de cantar sozinha, no grupo é mais fácil mas as vezes acabo tendo umas crises, recentemente entrei numa banda pra fazer back vocal, me pediram pra cantar algumas músicas solos, mas eu não consigo me ansiedade e medo

Responder

Oi Luana, se isso está te atrapalhando e você pode ter ajuda profissional então aproveite para tirar esse problema do seu caminho 🙂

Responder

Também passei e passo ainda. Mas a confiança é tudo, o negócio é praticar! Excelente artigo! Sucesso! 🙂

Responder

oi meu nome é Larissa e obg vc me ajudou a perde a vergonha muito obg mesmo

Responder