Skip to content

Como Soltar a Voz

Se você tem queixas como: Eu sinto minha voz meio presa, sem volume, tensa e parece as vezes até que eu canto pra dentro e preciso por força pra cantar. Então este artigo é para você:

Soltar a Voz x Tirar a Voz da Garganta

Dois questionamentos que sempre aparecem são: Como soltar a voz e como tirar a voz da garganta.

Eu percebi que apesar de muito parecidos, geralmente as queixas por trás deles é um pouco diferente. 

Já quem procura sobre como tirar a voz da garganta geralmente está sofrendo de incômodos como garganta apertada e arranhando.

Quando as pessoas que estão começando ou ainda não tem nenhum conhecimento falam sobre SOLTAR A VOZ, geralmente estão falando sobre uma voz tensa, sem brilho, sem volume e sensações nesta linha.

Isso em grande parte dos casos acontece por tensões em excesso na laringe, também na musculatura externa da laringe e etc. Essas tensões podem estar sendo causadas por fatores emocionais como timidez ou por pura compensação causada pela falta de preparo dos músculos internos da laringe

Pensando nisso vou dar 4 dicas que vão te ajudar nisso, duas falando a respeito de fatores emocionais e duas falando sobre questões mais técnicas.

Dicas para Soltar a Voz

1 – Ansiedade e Pressão: Principalmente quem está começando a cantar tende a ficar tenso na hora de uma apresentação, seja na igreja ou em qualquer outro lugar.

Nós temos a tendência de pensar que tudo daqui pra frente depende daquele momento, se eu errar aqui ninguém nunca mais vai me ouvir.

Relaxe, principalmente se esta for sua primeira apresentação, não coloque todas as suas expectativas nela, outras oportunidades virão, é importante se divertir.

Mas minha dica não é só dizer pra você relaxar, mas também é se preparar para qualquer situação ou problema que possa ocorrer. Se tudo der errado e você estiver preparado não terá dificuldade alguma, porque já foi treinado para aquela situação ou situações parecidas.

É parecido com atletas de alto desempenho, eles treinam exaustivamente cada movimento para que em milésimos de segundos eles reajam sem precisar pensar e até mesmo sem perceber.

Por isso, decore a letra de trás para frente, cante com e sem playback ou instrumento, grave seu ensaio, depois faça tudo isso de ponta cabeça se for preciso. Você precisa estar preparado para qualquer imprevisto, só assim vai se sentir seguro nas primeiras vezes.

2 – Timidez: Disso eu entendo muito bem e se o seu caso de timidez não for algo muito grave que você possa precisar de ajuda psicológica o que não é problema algum, talvez o que eu faço pode te ajudar muito. 

O que eu tento fazer de forma comedida é me expor, mas de que forma?

Gravando vídeos cantando e publicando em redes sociais. Hoje em dia não faço isso por este motivo, mas lembro que anos atrás gravava áudios e mostrava pra amigos que cantavam só pra treinar o “passar vergonha” e tirar isso da minha frente.

Grave vídeos curtos e coloque no instagram, facebook e etc. Isso além de te motivar a estudar mais vai te ajudar a perder a timidez. Tem tanta gente postando coisa ruim por aí, porque não você divulgar aquilo que você gosta e que não faz mal pra ninguém.

Cante na frente dos seus familiares, as primeiras vezes serão difíceis, mas você chega lá.

3 –  Falta de aquecimento: Não tem pra onde correr, você nunca vai conseguir trabalhar corretamente a sua voz se não aquecer do jeito certo. É uma etapa que não dá pra pular, você precisar investir tempo aquecendo sua voz antes de usar para o canto principalmente.

Muita gente reclama que não alcança algumas notas da sua tessitura ou sente a voz pesada ou áspera simplesmente porque não aquece.

Comece a aquecer a sua voz corretamente e se este for o seu caso você vai ver que estava sofrendo apenas por preguiça.

Eu falo um pouco sobre aquecimento neste artigo – Como aquecer a voz

4 – Tensão muscular: Pensando nesta linha que estamos, a tensão pode estar sendo causada por alguns motivos como: Reflexo da tensão emocional, compensação muscular ou estar tensionando de forma inconsciente.

A tensão emocional vai se refletir em tensão muscular, e isso vai fazer com que além de não ter a resposta devida pelos músculos da laringe, você também irá perder o espaço necessário para sua voz ganhar a projeção que precisa.

Tudo na nossa laringe e trato vocal é pequeno se comparado ao tamanho do som que geram, e qualquer tensão por menor que seja irá refletir em perda deste espaço e consequentemente do som.

Assista o vídeo abaixo onde falo sobre isso e ao final dou algumas dicas de exercícios para você soltar a sua voz: