Skip to content

Propriocepção e Memória Muscular

Propriocepção de maneira bem simples é a capacidade de perceber o próprio corpo sem a necessidade do contato visual. Por exemplo, tente perceber a sola dos seus pés e a sensação deles tocando o chão.

Muito legal né, mas onde isso ajuda na hora de cantar?

Nossa laringe, diafragma e todos os músculos e cartilagens envolvidos na produção da voz são internos, e estão fora do alcance dos nossos olhos. Nós não precisamos olhar para a nossa mãos quando queremos fechá-la e é possível adquirir um certo nível de controle da musculatura intrínseca e extrínseca da laringe também.

Podemos usar a propriocepção como ferramenta para isso. Iremos fazer isso percebendo mais de perto os movimentos internos e sensações durante uma sessão de estudos.

Durante seus estudos e repetições, seja intencional na sua propriocepção. Fique atento a cada sensação ou movimento interno.

Perceba as mudanças de sensações ao ir de um registro para outro, perceba tensões desnecessárias acontecendo, corrija e repita da forma correta para que isso fique registrado em seu cérebro.

Isso irá acelerar em muito a criação da memória muscular, que a grosso modo é a capacidade de realizar movimentos sem exigir muito do cérebro (como digitar sem olhar para as teclas).

Quando menos você precisar pensar no básico, mais tempo para ser criativo você terá enquanto canta.


.

Related Posts

Comente: