Quando algumas pessoas pensam em Exercícios de Canto, é bem comum que pensem neles como resolvedores milagrosos que acabam com uma dificuldade de forma mágica.

Criei este artigo para desmistificar isso e é claro, para apresentar a você uma série de exercícios úteis que vão levar você um degrau acima naquilo que você se propor a estudar.

Tudo isso da forma correta e sem atropelos, evitando problemas para sua voz e sem criar nenhum vício vocal. Existem exercícios para cantar que ao invés de ajudar, mais atrapalham as pessoas que os executam.

Suas pregas vocais e diafragma são músculos:

É importante deixar isso bem claro e ter isso em mente, para que você não pensei que com a execução de um simples exercício vocal tudo estará resolvido em um dia.

As pregas vocais são tecidos musculosos, controlados pelos músculos situados na laringe, seu diafragma também é um músculo que fica abaixo dos pulmões e ele é o responsável por controlar a entrada e saída do ar.

Assim como qualquer músculo no nosso corpo, você não consegue obter o condicionamento necessário se exercitando em apenas um dia. É necessário tempo e dedicação por um certo período de tempo e muita repetição.

Pregas Vocais - Exercícios de Canto

Essa repetição além de trazer o condicionamento, no caso do canto, vai gerar em nós algo conhecido como memória muscular.

As pregas vocais e diafragma são músculos internos os quais não podemos ver seu movimento, por este motivo através dos exercícios nosso cérebro vai memorizar como trabalhar com eles nas mais diversas situações enquanto cantamos.

Essa é a razão pela qual treinamos e repetimos tanto os vocalizes, exercícios de técnica entre outros.

Quando você pensar em projetar uma nota, toda sua musculatura vocal vai se posicionar do jeito necessário. Isso acontece porque todas aquelas posições foram exaustivamente treinadas com os exercícios de canto que você fez.

Por quanto tempo preciso fazer Exercícios Vocais?

Poderia responder dizendo que você vai precisar fazer para sempre, isso é verdade, mas com algumas ressalvas.

Existem alguns exercícios que chamamos de rudimentos, estes vão precisar ser feitos pelo resto de sua vida. É o caso dos exercícios de respiração por exemplo, eles precisam ser feitos sempre e para sempre.

Já os vocalizes e exercícios para afinação também precisariam ser feitos para sempre, mas neste caso outros exercícios que também são necessários vão cumprir o papel.

Por exemplo, ao treinar uma frase no piano (cantando junto é claro) você estará fazendo um vocalize da mesma forma, dispensando outro exercício para afinar a voz.

Estes são apenas dois exemplos de exercícios para voz mas de forma resumida, você sempre precisará estar mantendo o condicionamento do seu aparelho vocal e também trabalhando sua memória muscular.

Qual é o melhor exercício para cantar bem?

Não existe 1 exercício que sozinho vai te fazer cantar bem.

Se você quer saber por onde começar eu sugiro que comece pelos exercícios de respiração e após uma semana inicie os exercícios de afinação.

Os exercícios para o diafragma vão te dar o condicionamento inicial, logo em seguida os exercícios para afinar a voz vão começar a trazer o ajuste para você cantar suas primeiras músicas.

Eu quero começar do jeito certo, como faço?

Você vai aprender muita coisa aqui no site, mas somente com o acompanhamento de um professor você irá aprender de verdade e da forma correta.

Por este motivo nós indicamos o trabalho do preparador vocal Márcio Markkx e indicamos o seu curso online, o PILARES DO CANTO.

Este curso incrível, supera muito as aulas de canto presenciais que você vai encontrar por aí, eu mesmo já fui aluno e posso te afirmar vale cada centavo.

Se quiser conhecer o Pilares do Canto e parar de perder tempo, clique aqui.

Preparei uma lista com diversos outros exercícios abaixo, navegue e divirta-se:

Outros Exercícios de Canto:

[orbital_cluster categories=”8″ order=”DESC” orderby=”rand” postperpage=”100″]

Exercícios de Canto
4.6 (92%) 10 votes