Skip to content

Aula de Canto

Antes começar a fazer aula de canto e estudar técnica vocal, eu ficava pensando em como seria este tipo de aula.

Não sabia o que esperar, o que eu iria aprender com o professor, quais facilidades e dificuldades que iria enfrentar enquanto estudava canto.

É por isso que a primeira coisa que falaremos é aqui é sobre como funcionam as aulas de canto e o que você pode esperar delas.

Como funciona uma Aula de Canto

Aulas de canto, funcionam como qualquer outra aula de um instrumento musical ou atividade artística.

Você vai começar aprendendo a controlar o seu instrumento, reconhecer os limites dele e como fazer o uso correto de cada parte.

Você também irá aprender sobre música, notas, ritmo e harmonia. Claro que no caso do canto por se tratar de um instrumento melódico e poucas vezes harmônico(quando cantamos em grupo) você irá ter menos contato com conteúdo técnico musical do que em outro instrumento.

Parece ser muito abstrato para quem não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, e muitas vezes é essa a dúvida que impede as pessoas de inciarem um curso de canto.

Basicamente uma aula de canto funciona da seguinte maneira, vamos dividir em dois tipos de aluno, os que já cantam e os que nunca cantaram na vida:

  • Alunos que nunca cantaram: Para este tipo de aluno o professor irá começar do zero, e com base na facilidade com que o aluno absorve o material ele irá ditar o ritmo das aulas.Começar do zero por mais que pareça desmotivador, é uma boa oportunidade para que você aprenda a fazer as coisas do jeito certo.Com um bom professor ou curso online você não irá adquirir vícios que muitos que já cantam ou aprenderam sozinhos possuem. Isso irá fazer de você um cantor melhor e com grande facilidade de aprendizado de novas técnicas vocais.
  • Alunos que já cantam: Muitos professores gostam de trabalhar com alunos que já chegam com algum conhecimento. Se por um lado é bom já conhecer alguma coisa antes de iniciar suas aulas de canto, por outro você pode chegar cheio de vícios.O tempo que ganharia com assuntos básicos será perdido em tratar desses vícios e dificuldades.O professor irá detectar o seu nível e dentro disso fará as correções necessárias para que possa continuar ensinando do ponto que você conhece para frente.

Para os dois casos o tipo de aula de canto é o mesmo, o material será o mesmo, o instrutor de canto apenas irá pular o que você já sabe caso tenha algum conhecimento prévio sobre o assunto.

O que ensinam em uma aula e canto?

Existem rudimentos que são ou devem ser ensinados em uma aula de canto, e eles são os seguintes:

  • Aquecimento
  • Respiração
  • Articulação
  • Afinação
  • Interpretação

Em cada um destes assuntos o professor além de ensinar o básico durante suas aulas de canto para quem não tem conhecimento algum, irá corrigir erros e dificuldades que são específicas de cada aluno.

Em alguns casos existem professores que exploram áreas mais avançadas, mas o básico para quem está iniciando e até para quem já canta é isso, se um professor não se propõe a dar este tipo de informação em aula, fuja dele.

Aulas de Canto Online Funcionam?

Com certeza as Aulas de Canto Online funcionam, até melhor do que aulas presenciais onde você encontra o professor uma vez na semana.

Eu digo isso com toda propriedade pois já estudei com grandes professores presencialmente, pagando caro e estudei online através do Pilares do Canto. Tive uma agradável surpresa com este curso que se mostrou muito superior aos demais.

Em uma aula online os benefícios são inúmeros, você pode voltar e assistir novamente o material quantas vezes quiser.

Se você for um aluno que aprende mais rápido este material também é muito indicado a você, pois você pode conduzir as aulas no seu ritmo.

Diferente de uma escola onde o professor é preso a uma grade que visa manter o aluno pelo maior tempo possível estudando.

A maior vantagem é que você só paga por ele uma vez, diferente de um curso tradicional onde você paga todos os meses pelo resto da sua vida.

Quero Conhecer o Pilares do Canto

Aulas de Canto Particulares ou em Escolas de Música?

Outro ponto que gera muita pergunta é se professores que dão aulas de canto particular são tão bons quanto professores que dão aulas em grandes institutos ou escolas de música.

Este é um ponto muito delicado e aconselhamos que você leia também o nosso artigo Como escolher um professor de Canto.

Grande parte das vezes os professores que dão aula de canto desvinculados de uma escola ou instituto oferecem de certa maneira um material e ritmo de estudo mais personalizado(muito raro pois a maioria visa manter o aluno pelo maior tempo possível).

Nestes casos o professor não estará seguindo um currículo proposto pela escola e um ritmo que muitas vezes é mais lento pois é lucrativo para a instituição.

Uma escola séria não deixara que qualquer ensine e manchem o nome de sua instituição.

Um bom professor ou curso são aqueles que não ficam enrolando você seguindo o currículo da escola apenas para ganhar tempo e com ele a sua mensalidade.

Se o professor estiver passando muito pouca informação apesar do seu progresso, comece a reavaliar o seu professor ou escola lembrando que isso é apenas para caso você já esteja 100% em um assunto.

Aula de canto em Vídeo

Assim como as aulas de canto online você precisa saber onde está pisando pois este método funciona muito bem desde que você tenha a disciplina correta e o ritmo de estudos correto, gosto sempre de dizer que o melhor professor que você pode ter é você mesmo.

Então dedique-se e desta maneira nada será difícil ou impossível para você.

Tenha sempre cuidado com o material que você compra para não comprar materiais de pessoas ou falsos profissionais que tentem enganar você, procure sempre os materiais recomendados por pessoas e fontes confiáveis.

Eu não toco nenhum instrumento, posso fazer aulas de canto ?

Outra dúvida muito comum, muitas pessoas pensam que precisam dominar um instrumento para aprender cantar e isso não é verdade, é claro que todo conhecimento musical que você tiver irá colaborar para seu aprendizado e desenvolvimento durante as aulas.

Mas de antemão podemos dizer que você não precisa conhecer nenhum instrumento ou ter feito aula de violão para se tornar um grande cantar e aproveitar ao máximo seu curso.

A melhor aula de canto e com menor preço é:

No passado já indiquei diversos excelentes professores que tive, e não me arrependo disso pois assim como eu aprendi, meus indicados também tiveram um excelente aprendizado.

Mas como mencionei no início do artigo, eu fiquei maravilhado com a qualidade do Curso os Pilares do Canto.

As aulas vão do básico até o super avançado, explicando macetes e técnicas que só os grandes professores e fonoaudiólogos do país tem acesso.

Isso porque o Márcio dá aulas há mais de 18 anos e é mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Você estará nas mãos certas.

O curso é todo em vídeo, com algumas aulas de canto ao vivo em grupo que são marcadas no decorrer dos módulos.

É material que não acaba mais sobre melisma, drive, apogiatura, belting, técnicas avançadas que precisariam de outro artigo para caber aqui.

Se você tiver interesse em conhecer, basta clicar no botão abaixo. Existem algumas poucas vagas abertas para este curso, sendo assim, não perca tempo ok?

Chega de ficar procurando material gratuito sem qualidade na internet, estudo com quem entende de verdade:

Conheça o curso Pilares do Canto

aula de canto

Aula de Canto
4.5 (89.35%) 62 votes