Voz trêmula ao cantar?

Se sua voz fica trêmula ao cantar e você já não sabe mais a quem recorrer, quero te dar uma boa notícia: Existe solução para o seu problema e ela é bem simples!

Muitas pessoas que estão iniciando e infelizmente alguns cantores famosos tem este problema da voz sair tremida enquanto cantam notas mais longas. Algumas pessoas mais maldosas até brincam chamado quem canta assim de voz cabrito (que maldade..rs).

Mas chegou a hora de resolver este problema de uma vez por todas. Existem algumas causas prováveis e comuns mas o método para resolver isso é simples porém não é de uma hora pra outra que isso se resolve. Vamos lá:

Porque fico com a voz trêmula quando canto?

Para simplificar vou dividir este problema em 2 grandes grupos: Aqueles que se referem a uma questão técnica ligada ao diafragma e aqueles que tremem por insegurança ou medo, que seria um problema sentimental.

1 – Você está inseguro ou com medo.

É muito comum quando estamos começando a cantar em público e até mesmo em aulas de canto que fiquemos nervosos ou com medo. Toda essa preocupação e medo são imediatamente refletidas na nossa voz, causando instabilidade muscular no nosso diafragma fazendo com que sua voz saia tremida e até aumente sua dificuldade de afinação.

Não existe uma fórmula exata para você resolver este problema, já que está ligado a questões emocionais e até mesmo a falta de prática, mas uma coisa que posso lhe dizer é:

Não se preocupe, se isso acontece em sua aula de canto, você está aí para aprender e não será julgado. Um bom professor saberá como conduzir as coisas e não pensará em nada além de te ajudar.

Caso isso esteja acontecendo em um palco, a dica é bem parecida, pense comigo: O palco é lugar de se divertir, de expressar aquilo que você vem estudando a tanto tempo, e daí se você tremer um pouco, amanhã é outro dia você vai se preparar mais e melhorar sua técnica. Desencane de ser perfeito no palco, a emoção do momento e outros fatores valem tanto quando a técnica apresentada.

2 – Você precisa fortalecer o seu diafragma com urgência

Lembra quando você começou a estudar canto e seu professor fazia você perder tempo com exercícios chatos de respiração? Supresaaaa, são exatamente aqueles exercícios que farão com que você não sofra mais deste problema.

Muitos dos meus alunos e amigos ignoram este tipo de exercício por achar chato e repetitivo, mas são eles que vão fazer com que você cante com um voz estável e forte.

Os exercícios de respiração (assim como os vocalizes) e fortalecimento do diafragma acompanharão o cantor pelo resto de sua vida. Existe um artigo sobre isso aqui no site, leia ele e dê os primeiros passos neste caminho.

O diafragma é um músculo que precisa ser exercitado constantemente assim como as pernas de um jogador de futebol. O que falta em muitos cantores é a humildade de manter as engrenagens técnicas girando, muitos pensam que por já estarem cantando em determinado nível não precisam mais se dedicar a exercícios julgados como simples por muitos deles.

diafragma

Cuidado: Não confunda Voz Trêmula com Vibrato

Muita gente confunde voz trêmula com vibrato em excesso. Eu já vi muitos cantores que tem a voz instável e tremida dizendo que fazem isso porque gostam de vibrato, quando na verdade eles não tem controle nenhum sobre sua voz, usando isso como desculpa.

O Vibrato é uma técnica que é utilizada intencionalmente e ativada quando se deseja, inclusive o estudo do vibrato vai trazer maior controle e estabilidade a sua voz. Diferente do que alguns professores antigos pensam, estudar vibrato não vai te fazer tremer a voz mas vai te fazer controlar melhor o fluxo de ar e fortalecer o seu diafragma.

Como posso aprender do jeito certo?

Não existem atalhos para o aprendizado e a melhor forma de aprender ainda é com um bom professor.

Infelizmente as escolas e as cidades estão cheias de pessoas que se dizem professores mas ensinam métodos antiquados e totalmente incoerentes com as novas descobertas cientificas sobre a voz.

Um bom professor de canto deve ter como parceiro um bom fonoaudiólogo ou ser os dois ao mesmo tempo!

É por isso que aqui no Cantar Bem, indicamos o professor Márcio Markkx e o seu curso Pilares do Canto para quem realmente deseja aprender com qualidade e sem medo de estar fazendo algo errado. Tudo isso por que estamos falando de alguém que dá aulas há mais de 16 anos e é mestre em fonoaudiologia pela PUC.

Quer conhecer o curso Pilares do Canto? clique no link abaixo e conheça:

 

>>> Quero Aprender cantar da Forma Correta! <<<

 

Sua vez…

Deixe seu comentário! Diga o que achou e como está o processo para eliminar a voz trêmula da sua vida. Compartilhe suas experiências conosco:

Comente: