Como tirar uma música

Muitas vezes você vai se deparar com a necessidade de tirar uma música ou simplesmente estudar um cantor ou CD. Muitas pessoas estudam canto apenas dessa forma, tirando músicas de ouvido, mas será que estão fazendo da melhor forma, será que estão conseguindo extrair todo conteúdo e tirar a música com perfeição?

Escrevi este guia para te ajudar nas duas necessidades, tirar uma música para cantar seja lá onde for, casamento, igreja, show e etc ou simplesmente para que você estude determinado cantor ou banda para melhorar sua técnica e criatividade.

O que ouvir?

Isso só você ou seu professor de canto poderá dizer e indicar com precisão, mas como um conselho ou dica eu costumo indicar que você ouça CDs gravados em estúdio e cantores que são conhecidos pela sua qualidade e técnica vocal, nessa hora não conta você ouvir sua banda favorita, você deve ter foco.

Se você precisa estudar vibrato, ouça cantores que tem vibrato de qualidade, se é falsete ouça cantores que são muito bons nessa técnica, mudança de registro, drive, enfim ouça aquilo que vai agregar algum valor aos seus estudos e vai te colocar mais perto de onde você quer chegar.

Saiba escolher o que você vai ouvir, pois isso vai definir com toda certeza 50% do que você vai executar com um microfone na mão.

Ouvir por Ouvir não Adianta

O primeiro passo é como você está ouvindo este CD, se você coloca o CD ou MP3 no carro e saí por aí ouvindo saiba que isso não está te ajudando em quase nada para tirar as músicas ou estudar, digo quase nada porque nosso cérebro sempre vai absorver algo, mas isso não vai ajudar muito nos seus estudos, você só estará curtindo uma boa música e ponto.

Tenha em mente que toda atenção será necessária para você estudar dessa forma, deverá prestar atenção na respiração, colocação do timbre, cada vibrato e cada nota produzida pelo cantor serão importantes para que você consiga entender e assimilar as intenções dele e retirar algo de proveitoso para você.

Quantas vezes Ouvir

Neste ponto você vai precisar ter muito controle e disciplina, eu aconselho a você que esteja focado em uma música por vez nem que seja para estudar uma a cada 3 dias, mas que seu foco seja esse, pegue cada detalhe dessa música ouça até não aguentar mais, e quanto não aguentar, ouça mais umas 10 vezes.

Parece exagero mas você tem que se esforçar, não se preocupe, você vai colher os resultados disso.

Cantando Junto

Depois de ouvir exaustivamente é hora de você começar cantar junto com o CD, eu separo isso em duas fases, a primeira é pra ver se você realmente decorou tudo o que o cantor faz, duração de cada nota e etc.

A segunda já é mais complicada, você deve cantar com muita atenção igualando tudo que você ao que está acontecendo no CD, cada nota e respiração deve ser o mais próximo possível do que está sendo executado, toda essa dificuldade inicial fara você crescer muito nos seus estudos, na sua técnica e principalmente no seu ouvido.

Cantando sem o CD

Se você realmente pegou tudo que poderia pegar com essa música você será capaz de cantar perfeitamente a música inteira sem o CD, claro que no início você precisará voltar alguns passos para rever algumas coisas, isso é perfeitamente normal.

Quando você conseguir cantar perfeitamente a música sem a ajuda de um CD aí você estará pronto para a próxima fase. Continuar ouvindo essa música ouça por mais algumas vezes e alguns dias, nessa fase você já poderá escolher outra música para ouvir também, mas não tente tirar nada novo que exija muito estudo, no que se refere a tirar músicas de CD.

Deixe sua mente descansar e assimilar tudo que foi absorvido durante os seus estudos, quando chegar neste passo você vai ter tirado essa música com perfeição.

2 Comentários:

  1. Vitor Ferreira
  2. Sandersom

Deixe uma resposta