Soltar a Voz

Muitas pessoas que cantam e principalmente as quem sempre estudaram canto sozinhos não conhecem plenamente a sua potência vocal, por conta de uma timidez ou medo inconsciente que faz com que não consigam soltar a voz ou não fazer isso de forma satisfatória, a grande dificuldade neste caso é um problema não físico e que não é totalmente ligado a execução de exercícios ou horas de treino a questão aqui é mais profunda e está ligada a área emotiva ou sentimental, seja como você preferir.

Não podemos generalizar pois existem casos em que isso não é verdade e podemos corrigir com exercícios, mas não podemos negar que na maioria das vezes este problema existe por insegurança do cantor ou estudante de canto que não consegue soltar a voz.

Dicas para Soltar a Voz

Vou dar algumas dicas para tentar ajudar você que tem este problema, dicas práticas que eu mesmo usei e funcionaram para mim e já vi funcionar com muita gente, na verdade não sei se o termo “dica” se aplica corretamente a isso, o que quero trazer aqui é uma conscientização para que você não tenha mais medo de soltar a voz.
Para início de conversa você deve tentar entender a razão do seu medo, se você acha que ainda não canta bem e tem medo de cantar até mesmo na frente do seu professor então é hora de parar com isso, você já pensou quantos alunos ele tem que estão começando assim como você e alguns ainda em fases iniciais muito abaixo de você?

Isso não né razão para ter medo, quanto mais você mascarar seus erros por não querer soltar a voz, mais tempo vai levar para que ele consiga entender onde você está errando para poder te ajudar, e se isso não te tocou ainda aqui vai mais uma, fazendo isso você está jogando dinheiro fora.

Tenha em mente que ninguém nasceu sabendo, você não é obrigado a cantar como um Pavarotti logo no primeiro ano de aula, quanto mais você se expõe durante as aulas e se arrisca a cometer erros, mais você será corrigido e maior será o seu crescimento, não perca tempo tentando não errar na frente de seu professor ele esta lá para corrigi-lo se você não comete erros, então não precisa fazer aula.

Entenda que até os melhores erram, para algumas coisas na vida que exigem prática, o erro deve ser considerado como oportunidade de aperfeiçoamento.

A cada erro para e analise, porque foi que você errou, como pode melhorar e se está fazendo da melhor forma, aprender cantar não acontece do dia para a noite, requer muito esforço e dedicação e uma consciência de que quanto mais você quiser avançar mas vai precisar vencer seus medos e considerar a possibilidade de errar as vezes, pois quando se trata do cantar e soltar a voz, o erro é muito mais comum pois você não depende de um instrumento sem vida, no canto o instrumento é você.

Conclusão

Não fique preocupado, música é música se você errar enquanto estiver cantando então seja bem vindo ao mundo dos humanos que cometem erros, mas aprendem com eles. Solte a voz e não se preocupe.

Leia mais artigos relacionados:

Escreva sua dúvida ou Comentário abaixo: