Saber tocar, ajuda a aprender cantar?

É motivo de grande discussão entre cantores, estudantes de canto que querem aprender cantar, afinal de contas saber tocar um instrumento é fundamental para o cantor ou estudante de canto?

O quanto isso ajuda no aprendizado? Essas perguntas sempre aparecem quando o assunto é estudar canto, muitas pessoas têm essa dúvida e outras até mesmo desanimam no meio do caminho, simplesmente por não saber tocar um instrumento, pensam que nunca chegarão muito longe por não saber tocas.

Vamos analisar essa questão e saber o quanto é importante ou não saber tocar um instrumento para o aprendizado do canto.

Para Aprender Cantar é fundamentar saber tocar?

A resposta dessa pergunta é muito simples, NÂO!

Para que você inicie no canto e tenha um bom aproveitamento inicial não é necessário tocar um instrumento, claro que se você toca isso irá lhe ajudar muito no que se refere a ter um ouvido apurado e até mesmo a não depender de cds de vocalizes e velocidades pré-estabelecidas por quem gravou estes CDs, você teria um estudo muito mais proveitoso.

Mas isso não é fator determinante, de nada adianta você ter todas essas vantagens e não estudar com atenção, não ser cuidadoso na execução de cada nota e se você não toca bem o instrumento será apenas uma distração e de nada vai adiantar você fazer horas de vocalizes totalmente disperso.
No inicio do aprendizado você deverá se dedicar muito a vocalizes, ou seja, se você toca ou não toca algum instrumento, isso não irá ser de grande valia no início visto que o que você vai precisar é uma referência para execução dos vocalizes e isso pode ser gravado pelo seu instrutor de canto.

Então não vou precisar aprender tocar nunca? Obaaaa

Não é bem por aí, se você tem tempo eu aconselho que corra pra aprender algum instrumento logo de inicio, pois quanto mais você avança no canto, mais útil e necessário se torna conhecer um instrumento e toda a teoria musical.
Não é difícil ver muitos cantores de sucesso que nunca tocaram nenhum instrumento, aparecerem do nada tocando um violão ou piano, isso acontece por que já chegaram em um nível em que saber tocar um instrumento se tornou crucial para sua carreira. Imagine você liderando músicos de altíssimo nível sem saber conversar e entender a linguagem deles, isso é horrível.

O quanto devo conhecer de um instrumento?

Quanto mais, melhor! Quanto mais afinidade com um instrumento, melhor será o seu ouvido, chegará um momento em que notas desafinadas vão “machucar” seus ouvidos.

Não é obrigatório você ser um excelente pianista para cantar bem, mas à medida que evolui, você mesmo irá sentir a necessidade de saber mais, de conhecer profundamente sobre harmonia, de saber o porquê de cada nota, inclusive se você tem intenção de compor alguma coisa, conhecer bem um instrumento é importantíssimo para isso.
O que é melhor Violão ou Teclado?

Se o foco é acompanhar seus estudos de canto, eu aconselho que você aprenda teclado, pois principalmente para quem está começando aprender cantar e tocar, será necessário ter uma referência exata com afinação precisa.

Leva um tempo até você ter um ouvido suficientemente bom para afinar perfeitamente um violão e perceber quando não estiver afinado e isso pode atrapalhar a qualidade dos seus estudos.

Também para execução dos exercícios o teclado é muito mais prático, falo com propriedade, pois toco os dois instrumentos e nunca consegui estudar em um violão tendo um teclado por perto.

Saber tocar instrumento de sopro ajuda?

É de conhecimento de todo músico que aqueles que tocam instrumentos de sopro têm um ouvido musical mais aguçado, porém nos seus estudos o instrumento de nada irá ajudar, pois não terá como executar um acompanhamento.

Mas se você já toca, não pare de estudar, pois mais pra frente seu conhecimento neste instrumento será muito valioso. Já ouvi muita música instrumental para transportar riffs de sax para a voz, fica muito bom.

Tudo besteira, e se eu não quiser?

Conheço muitos cantores que são referência pra mim e não sabem fazer um dó em um teclado, mas conseguiram chegar em um nível excelente sem ajuda de um instrumento.

O que você deve ter em mente é pensar em quanto tempo você vai economizar da sua vida, pois como disse, se você toca irá aprender muito mais rápido. E em muitos casos existe pré-disposição natural para isso em muitas dessas pessoas. Pré-disposição natural? Já tenho tema para um novo artigo.

Leia mais artigos relacionados:

Escreva sua dúvida ou Comentário abaixo: