Exercícios de Respiração

Atendendo ao pedido de nossos leitores hoje falaremos sobre Exercícios de Respiração e como melhorar a sua respiração na hora de cantar. Respiração, assim como praticamente tudo o que é ligado a técnica vocal exige muito mais que costumamos pensar que o estudo do canto exigiria, vai desde exercícios para o diafragma até o condicionamento físico do estudante de canto.

É impossível ter uma boa respiração sem que você tenha um condicionamento físico mínimo para manter a estabilidade e apoio da hora de cantar no palco ou em sua aula de canto, pessoas que ficam ofegantes por qualquer motivo costumam ter dificuldades nessa área, pois tem problemas com o fôlego e consequentemente não sustentam corretamente a saída de ar de maneira constante.

Como Corrigir a Respiração

Isso é facilmente corrigido através de exercícios de respiração que devem ser trabalhados desde as primeiras aulas de canto, caso você nunca tenha aprendido isso então é hora de correr atrás do tempo perdido, pois apesar de ter dito que isso pode ser facilmente corrigido, irá levar algum tempo até que você comece a obter resultados em alguns casos até meses dependendo da gravidade e das dificuldades atuais apresentadas pelo cantor e também o seu condicionamento físico.

Vou passar aqui alguns exercícios que você poderá utilizar para trabalhar sua respiração e diafragma para obter resultados satisfatórios quando for exigido mais de sua respiração e apoio, vamos a eles:

Exercícios de Respiração

Siga atentamente as instruções para execução dos exercícios de Respiração e execute cada um deles todos os dias para acelerar o processo.

  • 1º Exercício: Em pé com as pernas separadas e alinhadas com os ombros, coloque as mãos embaixo das costelas e respire expandindo essa região. Agora lentamente solte o ar fazendo com a boca o som da letra “F”, lentamente e de forma constante.
  • 2º Exercício: Assim como o primeiro faça o mesmo procedimento, mas agora soltando o ar fazendo o som de “S” e com pausas, 3 pausas e depois solte o ar completamente. Repita este processo por 10 minutos. Você irá sentir o diafragma dar pequenos soquinhos, caso sinta isso você estará fazendo da maneira correta.
  • 3º Exercício: Como se estivesse enchendo uma bexiga, encha seus pulmões seguindo as recomendações dos exercícios anteriores e sorte o ar de maneira constante, em caso de tontura, pare por alguns instantes e retome os exercícios. Este exercício é para o folego e assim como os outro é normal sentir um pouco de tontura.

2 Comentários:

  1. Cristina ojuara
  2. Francisco

Deixe uma resposta