Exercícios de Respiração

Atendendo ao pedido de nossos leitores hoje falaremos sobre Exercícios de Respiração e como melhorar a sua respiração na hora de cantar.

Respiração, assim como praticamente tudo o que é ligado a técnica vocal, este assunto exige muito mais do que costumamos pensar sobre o estudo do canto exigiria.  Este assunto aborda desde exercícios para o diafragma até o condicionamento físico do estudante de canto.

É impossível ter uma boa respiração sem que você tenha um condicionamento físico mínimo para manter a estabilidade e apoio da hora de cantar no palco ou em sua aula de canto.

Pessoas que ficam ofegantes por qualquer motivo costumam ter dificuldades nessa área, pois tem problemas com o fôlego e consequentemente não sustentam corretamente a saída e fluxo de ar de maneira constante. É normal que muitas delas sofram de outro problema comum que é a voz trêmula e instável nas notas.

Como Corrigir a Respiração

Isso é facilmente corrigido através de exercícios de respiração que devem ser trabalhados desde as primeiras aulas de canto. Caso você nunca tenha aprendido isso então é hora de correr atrás do tempo perdido, pois apesar de ter dito que isso pode ser facilmente corrigido.

Levará algum tempo até que você comece a obter resultados e em alguns casos até meses dependendo da gravidade e das dificuldades atuais apresentadas pelo cantor e também o seu condicionamento físico.

Vou passar aqui alguns exercícios que você poderá utilizar para trabalhar sua respiração e diafragma para obter resultados satisfatórios quando for exigido mais de sua respiração e apoio. Vamos a eles:

Exercícios de Respiração

Siga atentamente as instruções para execução dos exercícios de Respiração e execute cada um deles todos os dias para acelerar o processo.

  • 1º Exercício: Em pé com as pernas separadas e alinhadas com os ombros, coloque as mãos embaixo das costelas e respire expandindo essa região. Agora lentamente solte o ar fazendo com a boca o som da letra “F”, lentamente e de forma constante.
  • 2º Exercício: Assim como o primeiro faça o mesmo procedimento, mas agora soltando o ar fazendo o som de “S” e com pausas, 3 pausas e depois solte o ar completamente. Repita este processo por 10 minutos. Você irá sentir o diafragma dar pequenos soquinhos, caso sinta isso você estará fazendo da maneira correta.
  • 3º Exercício: Como se estivesse enchendo uma bexiga, encha seus pulmões seguindo as recomendações dos exercícios anteriores e sorte o ar de maneira constante, em caso de tontura, pare por alguns instantes e retome os exercícios. Este exercício é para o folego e assim como os outro é normal sentir um pouco de tontura.

Agora você vai precisar disto:

Estes foram os exercícios de respiração básicos, existem muitos outros e infelizmente você não vai se tornar um grande cantor apenas com treinando o seu diafragma.

Para se tornar um grande cantor ou professor de canto você precisa estudar com o material correto e um professor confiável.

Pensando nisso, nós aqui do Cantar Bem procuramos sempre indicar aquilo que já testamos e podemos garantir que é o melhor, baseado em nossa experiência.

Muitas pessoas nos procuram diariamente perguntando qual material nós indicamos e a resposta é o Curso Pilares do Canto do preparador vocal Márcio Markkx.

É um curso completo que vai do zero ao super avançado, te dando toda base e conhecimento musical/cientifico da sua voz para que você se torne um grande cantor e até mesmo um professor de canto.

Existem algumas vagas abertas para este treinamento, clique no link abaixo e aproveita para fazer parte deste seleto grupo. Eu estou lá!

 

>> Quero conhecer o curso Pilares do Canto e aprender cantar como os profissionais <<

Sua vez

E aí, gostou dos exercícios de respiração? O que achou do curso que indicamos acima, muito bom não é?

Se você ainda tiver alguma dúvida ou alguma crítica, não deixe de comentar abaixo. Queremos continuar te ajudando.

Um Abraço!

5 Comentários:

  1. Cristina ojuara
  2. Francisco
  3. isabela gonçalves

Comente: