Relaxamento

Vamos falar agora sobre Relaxamento Vocal, ou como relaxar a voz após cantar ou antes mesmo de inciar uma sessão de canto ou de estudos para você que quer aprender cantar.

O relaxamento é muito importante e infelizmente muitas vezes desprezado por muitos estudantes de canto por não conhecer a sua importância para a saúde vocal e até mesmo para tirar maior proveito da sua voz e conseguir melhores resultados nos estudos ou enquanto você canta.

Uma das razões para você fazer uma sessão de relaxamento vocal é que quando você está tenso, você acaba usando sua voz usada de forma incorreta e aplicando tensão em áreas que não deveria e não não seria necessário.

Na verdade o relaxamento não é apenas das áreas realacionadas a produção da voz mas sim do corpo como um todo. Faça isso antes e depois de cantar, é muito importante que você relaxe após cantar também, mas vamos deixar a conversa de lado e vamos direto ao que interessa, vamos aprender como relaxar a voz.

Passos para Relaxar a Voz

  1. Comece a fazer com as pontas dos dedos uma massagem no couro cabeludo como se estivesse lavando o cabelo, faça isso por alguns minutos.
  2. Levemente com as palmas das mãos, comece a massagear seu rosto, amassando ele e fazendo movimentos circulares
  3. Faça movimentos circulares com a cabeça, para um lado e para o outro de forma bem lenta para não tensionar ao invés de relaxar.
  4. Deixe os ombros bem relaxados e faça movimentos circulares com eles, para frente e para trás
  5. Alongar o corpo para todos os lados como se estivesse se preparando para uma sessão na academia.
  6. Levante os braços e fique na ponta dos pés como se estivesse tentando tocar o teto, faça isso o máximo que puder e sinta sua musculatura se esticando.
  7. Faça movimentos com as pernas como se estivesse chutando para que possa relaxa-las.
  8. Após esta sessão você estará pronto para ler nosso artigo sobre aquecer a voz que é a próxima etapa após o relaxamento. Caso existam dúvidas, você pode tirar todas elas através dos comentários abaixo ou nos seguindo no twitter através do @cantarbem. Divulgue para seus amigos, até mais.

Deixe uma resposta