Professor de Canto

Você decidiu aprender cantar e se depara com a primeira dificuldade, Como escolher um professor de canto, creio que você já tenha passado pela fase de decidir se vale a penas estudar sozinho ou não, caso ainda esteja com dúvidas leia o Artigo que escrevi “Aprender Cantar sozinho, É possível? ”.

Esse é um ponto muito importante, saber escolher quem vai te guiar nos seus primeiros passos na arte de cantar, caso você nunca tenha tido contato. Acho importante então apresentar alguns pontos que são importantes na hora de escolher um professor de canto, leia com calma e reflita, caso tenha alguma dúvida comente no final do artigo ou curta nossa página no facebook.

As vezes o barato sai caro

Vou começar pelo ponto mais polêmico, será que uma aula de canto para ser boa precisa ser cara, ou uma coisa não tem muito a ver com a outra, a resposta é “Depende”.

Muitas vezes é possível encontrar ótimos e excelentes professores de canto muito experientes por um custo muito baixo que você chega a ficar desconfiado, minha dica é realmente essa: Desconfie de preços muito baixos mesmo que você esteja começando agora é importante que você comece bem.

Como falei no artigo Dicas para quem está aprendendo a Cantar é importante que você tenha uma base sólida logo de início pois isso irá ditar o ritmo com o qual você vai avançar, e sem um início correto será difícil corrigir no futuro, você já estará cheios de vícios que não são saudáveis.

Então fique atento, nem sempre preço baixo é uma boa, as vezes vale a pena pagar caro mas pagar uma vez só e por pouco tempo. Pense nisso

Formação

Não vou falar aqui apenas de formação acadêmica mas se o seu professor não for um fonoaudiólogo eu recomendo que você tenha o acompanhamento de um, eu mesmo não sou fono e recomendo que meus alunos sempre que possível busquem o acompanhamento de um fonoaudiólogo.

Procuro focar apenas na parte musical e técnica respeitando as bases para uma saúde vocal e crescimento correto dentro dos padrões fisiológicos.

É necessário saber da sua formação musical, onde cantou, como aprendeu, com quem aprendeu, etc e etc. Conheça a vida de quem está te ensinando, não é pouco comum encontrar por aí curiosos que pensam que por ter uma voz bonita podem ensinar outras pessoas a cantar, é um engano.

Vejo muitos professores de violão se metendo a ensinar canto por um preço baixo só para tirar uma grana extra como professor de canto.

Experiência

Como já comecei a falar acima, conheça a trajetória do seu professor, bandas que ele cantou e tudo que fez na música, seu tempo como professor nem sempre é importante, mas seu tempo nos estudos são um fator de alta relevância, pois como ele vai te ensinar se nunca aprendeu.

Também não quero dizer aqui que você precisa estudar com alguém famoso, mas pelo menos com alguém quem tem experiência no que ensina ou que tem experiência em fazer aquilo que também é seu desejo fazer.

Alguém com anos de experiência em cantar na noite ou na igreja, pessoas assim possui um conhecimento prático muito bom.

Reputação

Conheça antigos alunos deste professor de canto, pergunte a eles se realmente valeu a pena estudar com essa pessoa ou se não produziu efeito algum, leve em consideração falar com pelo menos 5 alunos dele, tem sempre gente preguiçosa que não quer estudar e acaba por passar a culpa para quem ensina sendo que no canto 70% do progresso é responsabilidade do estudante e não do instrutor de canto.

Estilo

É um tema um pouco contraditório, para quem está começando e já tem firme em sua mente qual o estilo de sua preferência.

É muito legal e válido estudar com alguém que já é especialista neste estilo, mas não despreze os generalistas que costumam ser os melhores professores, existem diversas fases no estudo do canto, quando você já estiver em um estágio avançado você irá fazer aulas com pessoas apenas para adquirir algo que você admira ou que seja especialidade dela, isso no início não deve ser seu foco, tenha primeiro uma visão macro e depois se especialize.

Material Utilizado

Converse com o candidato a ser seu professor de canto sobre o material de apoio logo na aula de apresentação ou quando for conhecer seu professor, saiba se ele tem uma apostila preparada, cds de vocalizes ou coisa do tipo.

Claro que não é necessário que seu professor te de um Kit de boas vindas logo na primeira aula, eu mesmo gosto de liberar o material a medida que o aluno for avançando pois existem materiais que são necessários para atender a necessidade de determinado aluno mas para outros já não é tão interessante.

De qualquer forma tenha tudo bem conversado e acertado antes de começar as aulas.

Pesquise

Não fique preso apenas a professores de canto que moram próximos a você, ouse conhecer professores de qualidade que também não estão tão perto de você, no início vai valer muito a penas esse esforço, pergunte preços, ligue para professores com quem você sempre quis fazer aula as vezes a diferença no preço não é tão grande assim, você poderá se surpreender.

Conclusão

Este assunto merece sua atenção, caso tenha ficado alguma dúvida estaremos aqui para ajuda-lo no que for preciso, siga-nos no twitter @cantarbem ou deixe seu comentário aqui. Até mais!

Deixe uma resposta