Como um Instrumentista pode Aprender Cantar

Para nós que somos músicos e instrumentistas, é quase natural que exista o desejo de começar a cantar, seja qual for a necessidade, você concorda?

Algumas vezes quando olhamos de fora, parece que cantar é bem fácil, mas é só começar a mergulhar neste assunto que percebemos que Cantar Bem é uma tarefa que exige quase tanta dedicação quanto e estudo do nosso instrumento.

Tocar e Cantar

Uma coisa é certa, para alguém que já tem o conhecimento e o ouvido musical que você já tem, a barreira acaba sendo uma só: treinar a fisiologia da voz e o controle do aparelho fonador.

Você sabia disso? O que tem feito para passar por essa barreira?

Meu início na carreira musical foi tocando guitarra e piano, ao ingressar em aulas de canto para aprender cantar, percebi que seria um caminho árduo, mas não impossível. A boa notícia é que posso te ajudar pois já estive onde você está.

Eu pensava que podia Cantar sem fazer Aulas de Canto, que engano!

Eu estudei guitarra muitos anos, e consegui transferir meus conhecimentos para o piano. Quando comecei a me interessar pelo canto achei que seria da mesma forma, estava enganado.

O grande motivo é que o estudo do canto não é uma ciência exata como o estudo de um instrumento, pois envolve o seu corpo e cada corpo funciona de uma forma. Você só vai aprender isso estudando com um material correto em aulas online ou um professor bom.

Envolve a correção e adequação da estrutura vocal que nasceu com você, por este motivo não é só música que está envolvida, infelizmente.

Por onde você deve começar, antes de tomar Aulas

Sou músico e sei o que você está pensando, não quer perder tempo e dinheiro para aprender o básico, então vou te ajudar a encurtar os primeiros passos.

Sei que você já tem um ouvido musical, mas existe algo que você precisa fazer para que sua voz obedeça seu cérebro de forma rápida, assim como seus dedos em um instrumento.

Você precisa treinar sua afinação vocal, que nada mais é que treinar o controle da sua voz(fisicamente) para que ela obedeça a nota que seu cérebro quer que ela emita, e para fazer isso o exercício que você deve fazer é o Vocalize.

O Vocalize para quem é músico, parece ser um exercício chato e até perda de tempo mas não se engane, é o vocalize que vai te dar controle total da voz, agilidade para mudança de notas e uma infinidade de outros benefícios.

Outro exercício que você já pode adiantar, são os exercícios de respiração. Vou explicar o que eles fazem por você:

Exercícios de Respiração também são outra base para o canto, através dele você fortalece o principal músculo utilizado durante o canto que é o diafragma além de expandir sua captação e administração da saída do ar, que é o que chamamos de apoio.

Sabe aquela voz trêmula muito comum em quem está começando? isso se resolve com exercícios de respiração. Eles também são a base para alcançar notas mais agudas, que é o que ensinamos inclusive em nosso ebook gratuito.

Para baixar é só informar seu nome e e-mail ali do lado direito =)

Conclusão

Querido amigo músico, seu conhecimento musical vai fazer você caminhar muito mais rápido do que quem nunca teve contato com a música, mas não se engane.

Você vai precisar fazer aula sim. O que aconselho é que você faça Aula Online, para que você possa caminhar no seu ritmo e pagar muito menos por isso.

Se quiser conhecer uma aula de canto excelente que sempre indico aos meus amigos é só clicar aqui.

Se tiver alguma dúvida sobre este artigo, comente abaixo ou me mande um e-mail.

Um Abraço e bons estudos.

Comente: