Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma ciência que estuda a comunicação humana, englobando a prevenção, a habilitação e reabilitação da voz, o diagnóstico, a audição, a motricidade oral, de leitura e da escrita. O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que é responsável por tratar deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura.

Este profissional de fonoaudiologia tem preparação para atuar sozinho ou em equipe (geralmente de médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.) em clínicas, creches, escolas (comuns e especializadas), comunidades, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, atendimento domiciliar, empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.

No Brasil,  existem 114 cursos de Fonoaudilogia credenciados pelo MEC. Ele tem a duração de 4 anos e engloba disciplinas básicas de Medicina, Psicologia e Pedagogia, além de específicas de Física, Fonética e Linguística. A lei que rege a profissão é a Lei no. 6.965, sancionada em 9 de dezembro de 1981, tendo sido regulamentada pelo Decreto no. 87.218, de 31 de maio de 1982.

A atuação do profissional é abrangente, e uma das principais áreas é a voz. Ele é responsável pode não só prevenir os distúrbios da voz como também melhorá-la, além de atuar no aperfeiçoamento e promoção da saúde vocal. Ele age na fala e no canto, na reabilitação das disfonias e com atenção especial a prevenção dos problemas de voz, como quando se torna áspera, rouca ou de difícil omissão.

Ele ensina técnicas que auxiliam na postura correta e seu uso durante a respiração e impostação vocal, como por exemplo para pessoas que trabalham na área de telemarketing e em meio de comunicação oral. Assim sendo, o profissional encontra possibilidade de se encaixar em empresas que atuem nessas áreas.

Dessa forma, salientamos a importância da orientação de um fonoaudiólogo para profissionais que trabalham com a voz, como vendedores, professores, cantores, palestrantes, área de telemarketing, etc. O profissional irá orientar hábitos mais saudáveis para a manutenção da saúde da voz e também as formas de utilizar a voz de maneira adequada, além de prevenir e tratar alterações. Além disso, há como melhorar a resistência e a qualidade vocal, podendo explorar o máximo de seu potencial.

Comente: