Dia Mundial da Voz

A voz é considerada algo totalmente individual, além disso, ela é uma marca registrada da pessoa. Através da voz é possível ter uma relação com idade, personalidade, emoção, sexo e até mesmo profissão.

Desta forma, a voz é também merece ter um dia especial. No dia 16 de Abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Esta comemoração iniciou-se no Brasil a partir de 1999 e somente em 2003 tornou-se internacional. Na ocasião a data é celebrada por meio de eventos organizados em países de todos os continentes.

Dia Mundial da Voz

Importância da Voz

A data é uma forma de lembrar que a voz também merece cuidado e precisa ser cuidada em todas as fases de sua vida. Através da voz é possível garantir a sua imagem, seja pessoal ou profissional, já que ela permite nos comunicar com todo mundo, além disso, de acordo com dados, 80% da população utiliza a sua voz como ferramenta de trabalho.

Diante disso, o dia 16 de Abril foi escolhido como uma forma de conscientizar sobre a saúde vocal e também alertar sobre a sua importância para as relações humanas, por isto, a data precisa ser lembrada e divulgada para que as pessoas mantenham alguns cuidados e consigam mantê-la saudável.

Dicas para o cuidado da voz

Para conseguir manter sua voz saudável, basta inserir no seu dia a dia algumas mudanças. Confira:

Hidratação

Não se esqueça de hidratar-se, é fundamental para manter a saúde da sua voz. Procure tomar muita água e água de coco.

Alimentos

A maçã é uma aliada para a saúde da voz, pois ela possui propriedades adstringentes que ajudam a limpar a região do trato da voz.

Postura

Poucas pessoas sabem, mas uma postura alinhada é fundamental para a saúde vocal, portanto, melhore sua postura.

Vias respiratórias

As vias respiratórias precisam de cuidado, portanto, tenha uma boa respiração e não se esqueça de limpar e hidratar suas narinas. Para o processo utilize o soro fisiológico, além disso, a vaporização e a inalação ajuda a manter o ar circulando.

Gargarejo

Procure fazer gargarejo. Uma receita simples e caseira é fazer gargarejo com água morna e uma pitada de sal.

Durma bem

A cada dia fica comprovado como é importante manter uma boa qualidade de sono, pois uma noite bem dormida pode ser benéfica também para a sua voz.

Bocejar

O bocejo ajuda a relaxar e também é considerado um exercício para a saúde vocal.

Evite

Com os cuidados, também é preciso ficar em alerta com alguns “inimigos da saúde vocal”, por isto evite o cigarro, comidas condimentadas, bebidas alcoólicas, sprays, drogas, pastilhas e balas. Além disso, não abuse da voz e procure falar em um tom confortável e evite pigarrear, pois raspar as pregas vocais com frequência é agressivo para sua saúde vocal.

De qualquer forma existem outros fatores que podem interferir, porém, alguns podem ser ruins para umas pessoas e para outras não. A dica é ficar sempre em alerta e estar atento como a voz e evitar as situações que podem trazer problemas.

Normalmente as causas comuns nas alterações na voz possui relação com as infecções respiratórias. Geralmente isto ocorre como sintoma da gripe e pode ser solucionado com hidratação e repouso vocal. Caso não melhorar em até quatro semanas é preciso procurar um médico. Além disso, é preciso ficar em alerta, pois a rouquidão pode ser um sintoma de câncer de laringe, porém, não significa que a pessoa tem câncer. A maioria dos casos da rouquidão é consequência de uma gripe ou do mau uso da voz. De qualquer forma, qualquer dúvida que tiver o correto é procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação e também um fonoaudiólogo.

Comente: