Não sabe por onde começar no Canto? Leia isto agora!

Tenho recebido muitas mensagens de pessoas que estão pensando em começar aprender cantar, mas não sabem o que fazer antes de investir em uma aula de voz. Geralmente estas pessoas tem medo de não gostar do que vão estudar ou até mesmo de não se acostumar com o ritmo das aulas.

Se você é uma destas pessoas, vou te ajudar agora a pelo menos ter uma noção básica de como começar a treinar o seu ouvido e sua voz para que você possa tomar a decisão de seguir em frente ou não.

Aviso Importante: É um caminho sem volta! Cuidado (risos)

Qual é o Básico do Básico do Canto ?

Uma das primeiras coisas que você vai aprender depois dos aquecimentos vocais é o conceito básico de afinação para que então o professor possa saber qual é o seu tipo de voz e como ele vai poder trabalhar.

Algumas poucas pessoas já possuem uma afinação natural mas para outras será necessário dedicar algumas aulas a aplicação de vocalizes.

Vocalizes

Os vocalizes, basicamente são exercícios que treinam o seu ouvido musical e o controle de suas pregas vocais e aparelho fonador para que eles acompanhem essa percepção musical

Vou simplificar, os vocalizes fazem com que você consiga cantar com a sua voz, aquilo que você imagina na sua cabeça. Ensinam também você a como cantar afinado e dentro da tonalidade correta da música, em harmonia com os instrumentos e demais cantores.

Chamamos isso de afinação da voz.

Exercícios de Respiração

A base para a emissão da voz está na forma como você capta e como você emite o ar, em outras, palavras está na forma como você respira.

A emissão do ar deve ter uma constância e estabilidade mínimas para que você não pareça um cabrito enquanto canta e para isso precisamos fortalecer um músculo pouco utilizado da maneira correta por quem não canta que é o diafragma.

Através de Exercícios de Respiração você poderá após algumas semanas já notar que sua voz sai com maior facilidade e você consegue ter um controle melhor da sua respiração. Depois de um tempo irá perceber que a instabilidade da sua voz não existe mais.

Conclusão

Ambos exercícios devem ser feitos diariamente. Você vai notar seu ouvido musical melhor e consequentemente irá cantar melhor.

Durante o texto, linkei alguns artigos do cantar bem relacionados a cada assunto, é só clicar para saber como fazer exercícios de respiração e afinação.

Aconselho que na sequência você comece a estudar, através de uma aula online ou presencial. Se cadastre na nossa lista de dicas VIP e receba muita informação de qualidade em primeira mão.

Deixe uma resposta