Cantar em Grupo

Tenho percebido em diversos grupos e bandas um grande problema quando o assunto é fazer música em grupo, no nosso caso, cantar em grupo.

Seja cantando em coral, fazendo back vocal ou cantando em um conjunto vocal, existe sempre a necessidade de se tomar diversos cuidados para que o resultado final seja agradável principalmente aos ouvidos de quem está sentado a nossa frente, pretendo dar algumas dicas baseadas nos erros mais comuns que já vi acontecer em todos os casos citados acima, vamos a elas:

Dinâmica

Quando falamos em dinâmica estamos nos referindo ao controle das intenções e volumes, seja ao cantar ou tocar é sempre muito importante manter um pensamento alinhado com os demais integrantes do grupo para que ninguém se sobressaia durante a execução da música a menos que seja algo programado e do interesse de todos.

Esteja sempre atento ao seu volume e timbre enquanto canta, principalmente se estiver fazendo back vocal para alguém, de maneira alguma sua voz deve se sobressair as vozes dos demais integrantes, estude o suficiente para ter controle total do seu timbre e volume. Quando todos tem essa consciência e capacidade os resultados são muito perceptíveis e agradáveis.

Olhar

Você deve curtir o que está fazendo mas não deve se esquecer que não está rolando uma telepatia entre os integrantes.

Então a única forma de se comunicar é através do olhar ou gestos sutis, se vocês ensaiam ou cantar juntos a bastante tempo isso será bem mais fácil pois dependendo da dinâmica, seja da voz guia(solista) ou da banda, você saberá qual o próximo passo, seja para repetições ou para alteração da dinâmica geral do grupo na música que está sendo executada.

Timbre

Apesar de já ter citado acima o quão importante é trabalhar o controle do timbre ao cantar em grupo, existem mais coisas a serem ditas. Quando se canta em grupo sua atenção não deve estar voltada para a colocação do seu timbre de forma individua, antes deve ter em mente o resultado final proposto para a música ou estilo executado.

Sempre coloque seu timbre de forma a casar com o dos demais, volto a bater na tecla do controle de volume que está totalmente ligado a este assunto, pense no coletivo, se a intenção é cantar em grupo então o grupo deve ser beneficiado.

Segurança

Apesar de estar cantando em grupo, pequenos erros individuais podem trazer consequências muito indesejadas e uma das coisas que mais acontecem e que mais atrapalham o desempenho de uma banda é quando um dos seus integrantes está inseguro quanto ao que está fazendo, procure se esforçar ao máximo para saber antecipadamente qual o próximo a ser dado enquanto estiver tocando ou cantando, pense sempre a frente e saiba tudo o que deve ser feito durante a música.

Mesmo com medo ou se você não teve tempo de ensaiar como gostaria, execute a música de forma segura mesmo que você erre será apenas um erro isolado, se você cantar a música toda inseguro ao final você vai entender que seria melhor não ter cantado.

Existem muitos outros pontos que podem ser lembrados quando falamos em cantar em grupo, mas com estas dicas você pode já desenvolver uma consciência muito melhor de como fazer isso da maneira correta e obter bons resultados na sua banda, igreja ou coral.

Comente: