Aula de Canto

Muitas pessoas querem começar a fazer aula de canto e não tem ideia de como realmente funciona, eu mesmo posso dizer que antes começar a estudar música ficava pensando em como seria este tipo de aula, o que esperar dela, os assuntos abordados, facilidades e dificuldades que iria enfrentar enquanto estudava canto ou algum instrumento.

Com o passar do tempo percebi que essa dúvida é muito comum em pessoas que querem aprender a cantar, sendo assim preparei este material para que você possa tirar suas dúvidas sobre o assunto e se ainda assim não for o suficiente, estou a disposição para ajudar você através dos comentários

Como funciona uma Aula de Canto

Essa é a dúvida básica de quem nunca estudou, o que é feito durante as aulas de canto parece ser muito abstrato para quem não tem o conhecimento básico sobre o assunto, e muitas vezes é essa dúvida que impede que as pessoas iniciem seu curso de canto.
Basicamente uma aula de canto funciona da seguinte maneira, vamos dividir em dois tipos de aluno, os que já cantam e os que nunca cantaram na vida, segue:

  • Alunos que nunca cantaram: Para este tipo de aluno o professor irá começar do zero, e com base na facilidade com que o aluno absorve o material ele irá ditar o ritmo das aulas, começar do zero por mais que pareça difícil, é uma boa oportunidade para que você faça as coisas corretamente desde o princípio, ou seja, com um bom professor você não irá adquirir vícios que muitos que já cantam ou aprenderam sozinhos possuem, e isso irá fazer de você um cantor melhor e com grande facilidade de aprendizado de novas técnicas.
  • Alunos que já cantam: Muitos professores gostam de trabalhar com alunos que já chegam com algum conhecimento, mas se por um lado é bom já conhecer alguma coisa antes de iniciar suas aulas de canto, por outro você pode chegar cheio de vícios e o tempo que ganharia com assuntos básicos será perdido em tratar desses vícios e dificuldades.O professor irá detectar o seu nível e dentro disso fará as correções necessárias para que possa continuar ensinando do ponto que você conhece para frente.

Para os dois casos o tipo de aula de canto é o mesmo, o material será o mesmo, o professor apenas irá pular o que você já sabe caso tenha algum conhecimento prévio sobre o assunto.

O que eu irei aprender?

É impossível listar tudo o que você irá aprender, pois de muita coisa que é passada durante as aulas de canto a grande maioria visa a correção de problemas do alunos quanto a sua fala, respiração e coisas ligadas a ele, porém existem rudimentos que são passados para todos, são os seguintes:

  • Aquecimento
  • Respiração
  • Articulação
  • Afinação
  • Interpretação

Em cada um destes assuntos o professor além de ensinar o básico para quem não tem conhecimento algum, irá corrigir erros e dificuldades que são específicas de cada aluno, em algum casos existem professores que exploram áreas mais avançadas, mas o básico para quem está iniciando e até para quem já canta é isso, se um professor não se propõe a dar este tipo de informação em aula, fuja dele.

Aulas de Canto Online Funcionam?

Este ponto deve ser analisado com cuidado, recentemente escrevemos sobre Aprender Cantar Sozinho, aconselhamos que você leia este artigo para se aprofundar no assunto e ter uma base maior para decidir sobre escolher este tipo de aula ou não.

Basicamente as Aulas de Canto Online funcionam sim de certa forma, mas a exigência para o aluno irá aumentar muito no que se refere a disciplina e o contato pessoal com o professor que é muito importante, também será perdido.

Nosso conselho é que você tente ao máximo ter aulas presenciais e não nesta modalidade, que mesmo que funcione bem não será a mesma coisa que uma aula presencial, claro que isso não é uma regra mas na maioria dos casos é assim

Aulas de Canto Particulares ou em Escolas de Música?

Outro ponto que gera grandes questionamentos é se professores que dão aulas de canto particulares são tão bons quanto professores que dão aulas em grandes institutos ou escolas de música. Este é um ponto muito delicado e aconselhamos que você leia também o nosso artigo Como escolher um professor de Canto.

Grande parte das vezes os professores que ensinam desvinculados de uma escola ou instituto oferecem de certa maneira um material e ritmo de estudo mais personalizado pois o professor não estará seguindo um currículo proposto pela escola e um ritmo que muitas vezes é mais lento pois é lucrativo para a instituição.

O outro lado dessa moeda é que quando você estuda em uma escola de canto, na grande maioria das vezes você terá a certeza da qualidade e procedência da aula que você está tendo, pois uma escola séria não deixara que qualquer um dê aulas de canto e manchem o nome de sua instituição.

Aulas de canto em CD e DVD (Vídeo Aulas)

Aconselho que você tenha este método como última saída para seu aprendizado, pois você precisará julgar uma série de fatores que uma pessoa que não possui experiência musical não julgaria corretamente e acabaria se enganando.

Para te ajudar leia nosso artigo Curso de Canto Online e tire suas conclusões sobre o tema.

Eu não toco nenhum instrumento, posso fazer aulas ?

Outra dúvida muito comum, muitas pessoas pensam que precisam dominar um instrumento para aprender cantar e isso não é verdade, é claro que todo conhecimento musical que você tiver irá colaborar para seu aprendizado e desenvolvimento durante as aulas.

Leia este artigo sobre o assunto “Saber Tocar ajuda a aprender cantar?”.

Mas de antemão podemos dizer que você não precisa conhecer nenhum instrumento para se tornar um grande cantar e aproveitar ao máximo sua aula de canto.

Conclusão

Não é muito difícil encontrar professores de qualidade nos mais diversos seguimentos, mas todo o cuidado deve ser tomado antes que você tome a decisão e comece definitivamente com um professor, um conselho que sempre dou é o de assistir uma aula demonstrativa para saber se é isso mesmo que você quer ou não, isso irá ajudar muito na hora de tomar sua decisão.

Leia mais artigos relacionados:

Escreva sua dúvida ou Comentário abaixo: