Aquecimento Vocal

Este é o nosso primeiro exercício/aula de canto, vamos começar falando de algo que é essencial para iniciar nossos estudos, o Aquecimento Vocal. Muitos cantores e estudantes de canto, iniciantes e principalmente os mais experientes se esquecem ou negligenciam fase importantíssima antes de iniciar suas aulas ou apresentações, acarretando uma série de problemas para eles mesmos, falaremos um pouco mais sobre isso adiante:

Pra que serve o aquecimento vocal ?

Assim como um atleta precisa aquecer seu corpo antes de iniciar sua série de exercícios para não prejudicar seus músculos, o cantor assim como atleta não é uma máquina e precisa aquecer seu corpo antes de sair por aí cantando como se não houvesse amanhã, muitos confundem aquecimento vocal simplesmente com algo ligado a temperatura, quando na verdade está ligado a circulação sanguínea nas áreas que serão utilizadas para nossas tarefas posteriores.

Qual o problema se eu não me aquecer?

Vejo muitas pessoas principalmente as mais jovens que dizem que nunca tiveram problemas na voz mesmo sem nunca ter feito aquecimento vocal, mas o que eles não sabem é que estes problemas não aparecem do dia para a noite, eles vão sendo construídos aos poucos e quando você realmente percebe alguma coisa, o problema já vai estar grande demais e você vai precisar da intervenção urgente de um profissional para amenizar os danos.

Lembre-se que depois de danificar suas pregas vocais, você não vai poder simplesmente ir na loja mais próxima e comprar novas.

Mantenha visitas constantes a um fonoaudiólogo para que ele avalie sempre a condição da sua voz e se está tudo caminhando bem, temos que cuidar do nosso instrumento pois alguns danos podem ser irreversíveis

Aquecimento – Vantagens e Como Aquecer

Após o Aquecimento da voz você terá maior controle da sua voz e um timbre melhor colocado sem grandes esforços, e além do maior benefício que será poupar suas pregas vocais dos danos causados pela falta de aquecimento você terá uma sessão de estudos muito mais proveitosa e com maior qualidade.

Primeiro Passo

Inspire enchendo seus pulmões de ar e expandindo o diafragma, coloque as mãos na embaixo das costelas para que você tenha uma noção melhor disso.
Solte o ar de forma constante e fazendo um som de “TRRRRRR”, como um trator mesmo, faça isso por volta de dez minutos.

Segundo passo

Utilizando o som de RRRR comece executando notas em tons médios e leve para o agudo durante uns 3 minutos, sem forçar demais.

Terceiro passo

Gire a língua 10 vezes para a esquerda dentro da boca e depois dez vezes para a direita, de uma pausa e repita isso por 3 vezes pelo menos.

Desaquecer

Tão importante quanto aquecer é desaquecer a voz. Após cantar e estudar é importante agora relaxar para isso faça por alguns minutos o primeiro e segundo passo. Iremos falar em breve sobre relaxamento e você poderá também utilizar isso para ajudar no desaquecimento.

É isso aí pessoal estes foram os aquecimentos vocais mais básicos e obrigatórios para você iniciar uma sessão de estudos ou antes de cantar, nos próximos artigos traremos outras dicas para aquecer a voz e relaxamento vocal.



Leia mais artigos relacionados:

Escreva sua dúvida ou Comentário abaixo: