Aprender Cantar Sozinho é Possível?

Aprender Cantar Sozinho é Possível?

Começar a aprender cantar  sem a ajuda de um professor para te guiar nos primeiros passos é uma dúvida que muitos têm, não é uma questão fácil de ser respondida.

Diversos fatores devem ser analisados antes de chegar a uma resposta conclusiva sobre o assunto, se você nunca cantou e está se questionando se é possível aprender canto sem sair de casa, se você até já começou mas não está feliz com suas aulas ou até mesmo está com dificuldades para pagar e procura um alternativa para  saber cantar bem sem precisar de um professor, então você está no lugar certo.

Vou destacar e discutir uma série de pontos e situações que você deve ter bem claras e analisar cuidadosamente para que não haja perda de tempo nesse árduo caminho que é cantar bem.

Por que não um professor?

O que te motiva a estudar sozinho? É a falta de dinheiro, não gostar do ritmo do seu professor atual? Ou simplesmente você acha que não precisa de um acompanhamento para fazer isso e se garante sozinho.

Essas questões devem ser analisadas com cuidado, muitas pessoas pensam que estudar canto sozinho é muito fácil e que não precisam do acompanhamento de alguém com experiência.

Estão redondamente enganadas e com isso só vão perder tempo ao invés de evoluir nos seus estudos. Fazer por fazer nunca serviu de motivação para ninguém e se você pensa assim, com certeza não vai ficar muito tempo estudando música se continuar pensando assim.


Esse choque de realidade é muito importante e necessário para que você saiba bem onde está pisando e para que não tenha a expectativa errada sobre o que é estudar música sozinho, seja canto ou estudando algum outro instrumento, ser autodidata não é um mar de rosas, apesar de ser muito mais gratificante colher os resultados do que se você estudar com um professor.

Motivação para Aprender Cantar

A motivação é importantíssima para você que quer ser autodidata, sem ela você realmente não vai muito longe e ela também irá ditar o ritmo com que as coisas vão andar.

Uma dica que sempre costumo dar para quem quer começar aprender a cantar sozinho ou quer melhorar, é aproveitar o pique inicial para juntar o máximo de material e se dedicar o máximo de tempo possível para os estudo pois essa fome toda não demora muito a passar.

Durante este tempo procure se envolver com o máximo de coisas relacionadas a música e canto, tente entrar em algum coral, no grupo de música da sua igreja, montar uma banda, conhecer amigos que estão assim como você estudam canto sozinho ou com um professor.

É importante para todo objetivo se cercar de pessoas que compartilham com você desse caminho, assim você irá conseguir cantar muito mais rápido e como sabemos todo caminho parece mais curto quando estamos bem acompanhados.

Disciplina

Este ponto no início parece muito fácil, mas por muitas vezes será necessário empregar esforço nisso, pois nem todo dia você estará disposto a fazer vocalizes, estudar referências, afinação, técnica e etc, também é verdade que nem sempre você terá tempo para estudar, mas você deve se lembrar daquele professor chato da faculdade que dizia “o que você faz da meia noite às seis?” ou aquele ditado que diz que “tempo é a gente que faz”.

Mantenha um ritmo constante de estudos, não deixe que apenas 10 minutos a mais de sono façam você perder este ritmo, estude quando tiver vontade e quando não tiver, seu esforço agora vai determinar o tempo que você vai levar pra sair de onde está e chegar onde você quer. Disciplina é tudo para você cantar bem.

Lembro até hoje de quando virava noites estudando e no dia seguinte meu vizinho reclamava do barulho, foi um tempo que tive que me esforçar muito, porém colhi os resultados disso.

Material de Estudo

É aí onde o CantarBem.com entra para ajudar na sua caminhada, comecei este Blog, pois vi que está difícil de encontrar material sério e bem organizado na internet sobre canto popular, técnica vocal, técnicas de ornamentação e etc.

Quando se encontra esse tipo de informação nunca está organizada e também é impossível de saber a procedência, aqui você irá encontrar material qualificado de quem leciona e quem já está nessa estrada há muito tempo e quer te ajudar aprender cantar.

Acompanhe o blog, siga-nos no twitter e se registre para sempre ter em primeira mão os melhores artigos, dicas, lições e orientações qualificadas para que você avance cada vez mais.

Referências

As referências são muito importantes também, seja no canto ou tocando algum instrumento e principalmente para você que quer aprender a cantar sozinho.

Com o tempo você irá saber selecionar o que é bom e o que não é, arrisco até a dizer por experiência própria que existem coisas que você precisará ouvir mesmo que não seja um estilho agradável a você para que possa retirar o melhor de cada músico ou cantor experiente.

Aqui no Cantar Bem iremos sempre disponibilizar e indicar referências para você, e também faze analises de cantores bons para você ouvir.

Conclusão

Estudar canto sozinho por mais econômico, gratificante ou seja lá o que você estiver pensando, não é fácil. Eu sempre aconselho você a ter um professor e paralelamente estudar outros materiais sozinho, a velocidade com que você aprende é muito grande.

Mas não tenha isso como regra, grande parte dos maiores cantores, brasileiros e americanos aprenderam cantar “sozinhos”. Aqui no Cantar Bem iremos sempre disponibilizar material de qualidade para lhe ajudar nos seus estudos e suas aulas de canto.

Deixe uma resposta