Apogiatura

Vamos falar hoje sobre o que é, como fazer e como estudar Apogiatura.

Assim como o melisma, a apogiatura se tornou um termo muito conhecido entre os cantores populares dos dias de hoje.

Isso aconteceu por conta da grande influência da música negra norte americana que temos sofrido com maior intensidade após a facilidade com que todos tem acesso a conteúdo musical através da internet e outros meios de comunicação, popularizando assim muitas técnicas e termos que não são tão utilizados em ritmos tipicamente brasileiros.

O que é Apogiatura

Apogiatura é um termo musical que se refere a uma nota utilizada para ornamentar a melodia principal da música, esta nota secundária pode estar abaixo ou acima da nota principal mas deve ser uma nota vizinha, vendo a grosso modo parece que apogiatura e melisma são a mesma coisa, mas isso não é verdade.

apogiatura

Dentro do melisma podem e existem diversas apogiaturas, mas a apogiatura por si só não é um melisma, se você ainda não conhece a definição de melisma confira nosso artigo “Melisma, conheça tudo sobre o assunto”.

A apogiatura não é utilizada apenas na voz, mas sim em todos instrumentos musicais quando executam melodias para dar um toque a mais e colocar a cara do músico que está interpretando.

No canto popular a apogiatura é uma técnica que abre um leque enorme de possibilidades para o cantor, e o próprio melisma não seria nada sem a apogiatura, um grande exemplo de utilização de apogiatura e o melhor deles na minha opinião é o da cantora Lauryn Hill.

Ela usa perfeitamente essa técnica, e praticamente todos os seus improvisos são trabalhados em cima de uma boa apogiatura e um vibrato forte.

Como estudar Apogiatura

Inicialmente você deve estar com seu vibrato em dia, pois como mencionado em outros artigos, o vibrato é a técnica mãe de praticamente todas as técnicas de ornamentação no canto, para você que está aprendendo cantar agora não deixe de ver nosso artigo sobre Vibrato aqui no Cantar Bem e nossos exercícios também.

Estando com o vibrato em dia uma forma interessante de trabalhar sua mente para executar conscientemente as apogiaturas é através de um instrumento, ou fazendo isso mentalmente.

Você irá cantar ou tocar um pedaço da melodia original e após ter a melodia na cabeça, comece a procurar por espaços para colocar uma nota, faça isso uma nota de cada vez e decore tudo, depois faça em outras partes da música.

Com isso você irá treinar sua mente para criar e decorar interpretações que você mesmo irá montar a partir disso.

Em breve iremos colocar uma série de exercícios mais específicos para você trabalhar sua apogiatura de forma mais técnica.

Com este artigo nossa intenção é dar para você um caminho por onde você pode iniciar seus estudos e também passar o conhecimento técnico necessário para que você não confunda melisma com apogiatura e após esse conhecimento consiga estudar de forma plena e consciente as duas técnicas.

 

Qualquer dúvida é só comentar que iremos responder. Abraços.

Um comentário:

  1. Alessandro Santana

Deixe uma resposta